terça-feira, 9 de setembro de 2008

BOM DIA!!!

Estou no intervalo para o almoço e aproveitei para postar uma matéria muito interessante que recebi hoje sobre os mitos do consumo de frutas. Dizem que está circulando um email com informações descabidas sobre este assunto, então aproveito para divulgar aqui o material que recebi:

1) A FRUTA gasta mais energia para ser digerida que um SORVETE, mesmo tendo valor calórico igual. POR EXEMPLO: uma maçã e uma bola pequena de sorvete de frutas: ambos tem em torno de 50 calorias, porém, o SALDO CALÓRICO DA MAÇÃ É MENOR, porque gasta muito mais para ser digerida e não é totalmente absorvida por causa da PECTINA, ao passo que o sorvete facilmente passa pelo estômago e logo é 100% absorvido. Portanto, A MAÇÃ ENGORDA MENOS QUE O SORVETE, mesmo contendo as mesmas 50 calorias, JUSTAMENTE POR GASTAR MAIS ENERGIA NA DIGESTÃO, além de conter vitaminas e minerais (graças a Deus!!! e ao seu conteúdo de PECTINA e outras FIBRAS que RETARDAM o esvaziamento do estômago, permitindo assim que os diabéticos possam comê-las sem que haja um aumento na glicemia - teor de açúcar no sangue).

2) A FRUTOSE NÃO SE TRANSFORMA RAPIDAMENTE EM GLICOSE. SE ASSIM FOSSE, OS DIABÉTICOS ESTARIAM PROIBIDOS DE COMER FRUTAS. Além do mais, a Frutose que é o açúcar das frutas é absorvida mais lentamente que a Glicose, e não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela é considerada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o cérebro SEM PRECISAR SER CONVERTIDA.

3) É NEGLIGENTE AFIRMAR QUE A FRUTA NÃO PODE SER CONSUMIDA APÓS O ALMOÇO:MENTIRA. A melhor absorção do Ferro se faz através da Vitamina C, ou seja, para evitar uma ANEMIA, é preciso comer FRUTAS CÍTRICAS APÓS O ALMOÇO (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) - para que ele possa ser absorvido.

4) As FRUTAS NÃO passam rapidamente pelo estômago, AO CONTRÁRIO:Justamente pelo seu teor de FIBRAS, elas demoram mais no estômago,especialmente quando ingeridas com CASCA, BAGAÇO E SEMENTES, o que é super positivo para as PESSOAS QUE PRECISAM EMAGRECER. JÁ ESTÁ COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE POR CONTA DISTO, AS FRUTAS PROMOVEM MAIOR SACIEDADE E SÃO EXCELENTES COADJUVANTES NO EMAGRECIMENTO.

5) O intestino delgado APENAS finaliza a digestão de partículas MUITO pequenas de alimentos. É o estômago o grande responsável pela digestão de TODOS OS ALIMENTOS. Pelo amor de Deus, isso é FISIOLOGIA BÁSICA!!!

6) AS FRUTAS NÃO FICAM PRESAS NAS BATATAS OU CARNES (O que é isso???). No estômago ocorre a mistura dos alimentos formando o BOLO ALIMENTAR, onde não se distingue mais o que é fruta ou carne ou batata. E SIM O QUE É CARBOIDRATO, PROTEÍNA, GORDURA E FIBRA. E é justamente O TEOR DE FIBRA deste BOLO ALIMENTAR que irá determinar a liberação do 'açúcar' ou da gordura.QUANTO MAIS FIBRA TIVER, OU SEJA, SE A FRUTA FOR COMIDA JUNTAMENTE OU LOGO APÓS AS BATATAS OU CARNES ELA IMPEDIRÁ QUE O EXCESSO DE GORDURA OU DE CARBOIDRATO SEJA ABSORVIDO. Por isso a recomendação DOS ÓRGÃOS INTERNACIONAIS de que AS REFEIÇÕES DEVEM CONTER PELO MENOS UMA FRUTA.

7) É DESEJÁVEL que haja fermentação das Fibras no intestino grosso (para que as bactérias benéficas produzam substâncias que irão proteger o coração), ou seja, para não haver fermentação de açúcar, é necessário comer FIBRAS. Elas diminuem o risco de câncer e várias outras doenças de alergia no Intestino. AS FIBRAS SÃO ENCONTRADAS EM VÁRIOS ALIMENTOS , NÃO SÓ EM FRUTAS: VEGETAIS, CEREAIS INTEGRAIS, POR EXEMPLO.

8) Nem todas as Frutas podem ser comidas em jejum. Depende muito de cada caso. É ERRADO GENERALIZAR. Se o paciente sofrer de gastrite ou úlcera ou tiver hérnia de hiato ou diverticulite ou síndrome do intestino curto NÃO PODERÁ COMER FRUTA EM JEJUM, principalmente as mais ácidas, como abacaxi, maracujá, acerola, manga.

9) Estimular a compra de uma centrífuga também não é conveniente. É UM PRODUTO CARÍSSIMO e nem todos tem acesso. Além do mais, O SUCO AUMENTA MUITO MAIS A GLICEMIA DO QUE A FRUTA, NÃO SENDO RECOMENDADO À VONTADE PARA DIABÉTICOS, OBESOS, CARDÍACOS, NEM PARA PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA. Mais uma vez, NÃO PODEMOS GENERALIZAR. CADA CASO É UM CASO!!! O Dr. William Castillo, realmente declarou que fruta é o melhor alimento e protege contra doenças do coração. MAS JAMAIS ELE DISSE QUE ELA DEVERIA SER CENTRIFUGADA OU COMIDA EM JEJUM, OU AINDA FALOU CONCEITOS ERRADOS DE FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO!!!

10) Café e pão branco com manteiga NÃO LEVAM O DIA INTEIRO PARA SEREM DIGERIDOS E NÃO SÃO 'LIXOS'. Os trabalhos científicos revelam que esta composição de refeição pode levar em torno de 2 horas para ser digerido, deixar o estômago, ser absorvidos no intestino e chegar no sangue. É UMA BOA FONTE DE ENERGIA PARA PESSOAS COM BAIXA CONDIÇÃO FINANCEIRA, por exemplo. O QUE NÃO ANULA A IMPORTÂNCIA DOS PÃES INTEGRAIS E O ACRÉSCIMO DE FRUTAS NOCAFÉ DA MANHÃ.

11) É difícil manter um cardápio só de Frutas. Haja vista porque a 'Dieta do abacaxi' (e de outras frutas) fracassou!!! Os chineses e os japonesestêm hábitos alimentares saudáveis, comem alimentos funcionais e praticam Atividade Física. Tem baixos índices de doenças do coração, mas por conta do uso dos chás quentes, são a população com maior índice de câncer de esôfago e estômago. Cada vez mais os cientistas do mundo inteiro, inclusive os do Brasil, descobrem os benefícios dos diferentes chás da natureza. MAS CUIDADO COM TEMPERATURAS EXTREMAS, ELAS PODEM DAR CÂNCER.Bebidas geladas NÃO SOLIDIFICAM A GORDURA!!! Mais uma vez FISIOLOGIA BÁSICA: o estômago tem a função de igualar a temperatura dos alimentos e formar o bolo alimentar. Tanto faz a temperatura, pois o estômago vai fazer este papel. É bem verdade que alimentos mais mornos do que frios FACILITAM A DIGESTÃO.

Fonte: Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo - 'Ciência da Nutrição'.

PS.: Ene, aguardo o seu parecer!!! rs

Ah....consegui tomar 3 xícaras de chá verde hoje pela manhã, agora vou tentar mais 3 de tarde! O gosto é horrível, mas os benefícios valem a pena!

4 comentários:

Duda Lemos disse...

Olá, vou te linkar para podermos trocar experiências tá, gostei muito do seu blog e as informações contidas nele.

eu não consigo tomar o chá verde, me dá ansia de vômito. Não dou conta,
bjim e tudo de bom

Duda Lemos disse...

humm!!! obrigada pela dica, vou tentar.

bjim

м α я ιι n α н disse...

Oie. Adorei seu blog. Obrigada pelo seu comentário. Consegui eliminar 4,5kg em 2 semanas e estou muito feliz. Espero continuar assim. Já tentei tomar chá verde mas não consigo, é muuuito ruim, como vc consegue ?

Beijos e força. Nós conseguiremos.

Ene disse...

Oi Daniiii!!!!!!!!
Já recebi esse e-mail e o anterior tb. Com a minha praticidade, acho que o que importa é a gente consumir 5 frutas e 4 porções de hortaliças ao dia. Qto aos diabéticos aconselho cuidado com certas frutas que fazem a glicose sanguínea subir muito rápido,como é o caso da melancia, melão, uva e banana nanica. Mas mesmo assim não é proibido, apenas deve-se consumi-las em pequenas qtdes. Para os diabéticos sugiro tb reduzir o número de frutas para 3 ao dia e colocar na merenda da tarde uma boa porção de hortaliças as quais possuem menos açúcares. A dica tb vai pra gente que quer perder uns quilinhos. Vc que mora aí nessa linda cidade, nos shopings tem a possiblidade de saborear saladas divinas em substituição às tentações que nos rodeiam nesses locais, principalmente as esfirras. Ai que saudade.
Bj